Como o PloneDay me fez sorrir
Depois de um tempo trabalhando na Simples você começa a se sentir em casa. Não porque aqui trabalhar fazendo o que gosta é a regra, nem por causa da inestimável presença da Trillian todos os dias, que faz questão de eventualmente interromper o que estiver acontecendo para ganhar um pouco de atenção e carinho. Tudo isso ajuda, mas o mais importante é quando a vida pessoal e a vida profissional tocam as mesmas notas e o que antes seguia como canções separadas tornam-se uma só musica. Foi isso o que aconteceu nas últimas semanas.
Graças ao exemplo em casa eu de vez em quando toco algum projeto paralelo ao trabalho do dia a dia. Pode ser algo que me empolgue intelectualmente ou uma oportunidade de fazer um bem na vida de alguém. Não sou santo, nem faço o bem para ganhar um bolo no céu. Mas as vezes eu me empolgo com algumas idéias e no começo de março foi isso que aconteceu. Registrei um domínio na internet para o 'Sorrir é Viver', um grupo de estudantes de medicina voluntários que como clowns levam alegria e humanização para alguns hospitais do ABC Paulista. A idéia era fazer um blog para eles e ajudar na divulgação em busca de algum patrocínador. Mas não foi isso que o destino quis que acontecesse.
Em paralelo estávamos na Simples buscando alguma idéia bacana para o Plone Day. Tradicionalmente o que acontece nesse evento são palestras e demonstrações do Plone ao redor do mundo. Queríamos algo diferente. Surgiu então a proposta de criarmps um site profissional para alguma entidade ou ONG que estivesse precisando e fosse fazer bom uso. Conversando informalmente sugeri ao André que o 'Sorrir é Viver' poderia ser o felizardo. Quando a Karyn me chamou confirmando a idéia comecei a ouvir as duas músicas do trabalho e da vida pessoal tocando em uníssono e não soube nem como agradecer.
Este ano então o Sorrir é Viver vai ganhar no World Plone Day um site com todos os recursos e vantagens nativas do Plone, um layout caprichado e ainda uma ferramenta para recebimento de doações online. Para a Simples esta vai ser uma maneira bem diferente de mostrar do que o Plone é capaz. Para o 'Sorrir é Viver', será uma vitrine e uma poderosa ferramenta de divulgação do excelente projeto. E para mim, a confirmação de que fazer o bem com o trabalho pode ser tão gratificante quanto fazer um trabalho bem feito.